Ministério da Saúde qualifica profissionais na realização de exames de carga viral

Estados recebem monitoria do Ministério da Saúde sobre estratégia de cuidado de pessoas vivendo com aids avançada

SAUDE

Na última semana, o Ministério da Saúde – por meio do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi/MS) – realizou reuniões on-line com equipes estaduais e municipais de HIV e aids do Maranhão, da Bahia, do Pernambuco, do Ceará e do Paraná. O Grupo de Trabalho de Aids Avançada do Dathi coordena a implementação do Circuito Rápido para Manejo de Aids Avançada.

A iniciativa foi elaborada com o objetivo de aumentar a qualidade do cuidado e fortalecer a utilização de testes rápidos de rastreio de infecções oportunistas, e reduzir a morbimortalidade. Para o coordenador-geral de Vigilância de HIV e Aids do Dathi/MS, Artur Kalichman, a ampliação do Circuito visa qualificar o cuidado das pessoas vivendo com aids.

“Estamos expandindo a estratégia implementada em cinco estados em 2023, para mais oito estados desde o ano passado, para o objetivo de reduzir a mortalidade por aids, garantindo que as pessoas vivendo com HIV e aids tenham um acesso mais eficiente às tecnologias de rastreio e tratamento de doenças oportunistas já disponíveis no SUS e favorecer o início rápido do tratamento antirretroviral”, afirma.

A Coordenação- Geral de Vigilância de HIV e Aids do Dathi/SVSA/MS está, desde o segundo semestre de 2024, expandindo a implementação do circuito rápido de enfrentamento da aids avançada, com foco nos estados com maior carga da doença e de morte por aids.

Ministério da Saúde



Conteúdo Original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *