A Anatel realizou nessa quinta-feira (8/5), no YouTube, o evento online #FiqueEsperto: Dê Match na Segurança Digital, com o objetivo de apresentar dicas práticas para proteger os usuários de golpes digitais e garantir a segurança de dados em casos de roubo, perda ou furto de celulares. O vídeo completo está disponível no canal da Anatel plataforma.
A iniciativa foi realizada em comemoração ao Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (17/5), e complementa a segunda campanha do Movimento #FiqueEsperto de 2025, que acontece ao longo deste mês. O evento contou com especialistas de diferentes instituições, que trouxeram orientações valiosas para o público.
A abertura do evento ficou a cargo de Talita Prenholato, assessora da Gerência de Controle de Obrigações de Qualidade da Superintendência de Obrigações — área da Agência responsável pelo Movimento #FiqueEsperto e por outras ações de conscientização sobre segurança digital, como o #OutubroCiberSeguro e a curadoria da página com dicas contra fraudes e golpes. Em sua fala, ressaltou que, apesar dos avanços proporcionados pela hiperconectividade, os riscos digitais também se intensificaram, gerando principalmente prejuízos financeiros aos consumidores em decorrência de fraudes. “Segundo dados recentes da Febraban, em 2024 as perdas financeiras causadas por golpes digitais no Brasil superaram os R$ 10 bilhões”, destacou. Ela também citou um levantamento do Instituto DataSenado, divulgado em outubro do ano passado, segundo o qual mais de 40 milhões de brasileiros já perderam dinheiro em fraudes online, incluindo clonagem de cartões e invasões de contas bancárias.
Em linha com esse assunto, durante o primeiro bloco, Paula Zuba, coordenadora de Atendimento em Múltiplos Canais do Banco Central, destacou a importância de consultar o site do BC para obter informações seguras e recomendou não fornecer dados de cartões, senhas, informações pessoais, selfies ou assinar documentos em branco, por exemplo. “Os criminosos montam histórias bastante convincentes para persuadir a vítima a liberar seus dados ou dinheiro, então, antes de qualquer coisa, é preciso desconfiar”, afirmou.
Na ocasião, Giovanna Bortoto, coordenadora de Relações Institucionais e Governamentais do Instituto Peck de Cidadania Digital (IPCD), reforçou a importância de registrar boletim de ocorrência em casos de golpe e alertou para mensagens urgentes com descontos irreais ou campanhas com forte apelo emocional. Como medida preventiva, recomendou o uso de senhas fortes e a não divulgação de tokens enviado por mensagens, para evitar a clonagem do WhatsApp.
Em seguida, Solange Berto, subsecretária de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, apresentou o programa Celular Seguro, que permite aos usuários cadastrar os dados do aparelho e realizar um em casos de perda, roubo ou furto. O alertar permite realizar o bloqueio da linha, do celular e dos aplicativos bancários do usuário o protegendo dessa forma de fraudes e perdas financeiras adicionais. Foi destacado, ainda, o novo modo recuperação, que no momento do alerta permite a inclusão do IMEI do aparelho em uma lista de monitoramento e, assim que um novo usuário utilize um a linha no aparelho roubado, a polícia será avisada, enviando uma mensagem via Whatsapp solicitando o comparecimento a Delegacia de Polícia Civil estadual para esclarecer a situação.
Foi relembrando, ainda, que o registro do boletim de ocorrência é essencial para que a Polícia Civil possa investigar os casos e devolver o aparelho, caso este seja encontrado posteriormente. Neste mesmo bloco, João Zanon, assessor da Superintendência de Planejamento e Regulamentação e secretário do GT-SEG (Grupo Técnico de Suporte a Segurança Pública) da Anatel, explicou que, na compra de aparelhos celulares, em especial os usados, é possível consultar o IMEI por meio do site da Anatel ou do aplicativo Celular Seguro para verificar se o celular que se pretende comprar tem algum tipo de restrição.
Com a realização do evento, a Anatel reforça o compromisso de promover o uso seguro da internet e de dispositivos móveis, conscientizando os usuários sobre a prevenção a fraudes digitais, roubo de dados e ataques cibernéticos e de como se proteger em caso de roubo de celulares.
Campanha #FiqueEsperto
A segunda campanha do Movimento #FiqueEsperto de 2025ocorre ao longo deste mês, com a divulgação de conteúdos educativos sobre segurança digital.
A Anatel vai publicar mensagens (Facebook, Instagram e Threads) sobre o serviço de verificação de chamadas telefônicas, dicas de segurança em caso de roubo, furto ou perda de celular, orientação para compras online e cuidados ao realizar doações via transferência bancária.
As mensagens da campanha também serão divulgadas nos canais institucionais dos parceiros da iniciativa e enviadas pelas prestadoras de telefonia móvel por SMS e e-mail. Além disso, é possível acompanhar as publicações nas redes sociais pela hashtag #FiqueEsperto.
Páginas relacionadas:
Dicas contra Fraudes e Golpes
Proteção Online Infantil
Celular Legal
Celular Seguro