Pequenos Prestadores de Telecomunicações (PPPs), radiodifusores e participantes do setor de telecom do interior maranhense terão um espaço para fortalecimento do diálogo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de 26 a 30 de maio na Faculdade Anhanguera em Imperatriz, onde a Agência responderá dúvidas e orientará regulados e empreendedores interessados. O atendimento será de 27 a 29 de maio, das 9h às 17h, e no dia 30 de maio, das 9h às 12h, durante a realização do Anatel Itinerante.
Além do atendimento às prestadoras de serviços de telecomunicações e empreendedores interessados, serão realizadas no Anatel Itinerante palestras de interesse também ao consumidor e representantes da sociedade civil, a programação das Palestras do evento segue ao final. No entanto, enquanto para o atendimento aos prestadores não é necessário cadastramento, para participar das palestras é necessária a inscrição pelo link. Vale lembrar que a inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas.
Gesiléa Teles, superintendente de Fiscalização da Anatel, explica que o projeto Anatel Itinerante é uma ação para aproximação dos prestadores de pequeno porte de serviços de telecomunicações, das entidades de radiodifusão regionais e demais prestadores de telecomunicações locais, sendo que a edição de Imperatriz é a primeira de outras que deverão ser realizadas no País.
Nesta edição, a Agência pretende atender representantes do setor regulado de Imperatriz e cidades próximas, como Açailândia, Balsas, Carolina, João Lisboa, Cidelândia, São Francisco do Brejão, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Buritama, Campestre do Maranhão, Montes Altos, Porto Franco, Ribamar Fiquene e Senador La Rocque.
Segundo Gesiléa, o projeto está alinhado com “as iniciativas da Anatel para expandir a cobertura de serviços de telecomunicações, especialmente em áreas rurais e regiões menos atendidas, o que inclui programas de incentivo para a instalação de infraestrutura e a melhoria da qualidade dos serviços, especialmente em áreas rurais”.
O gerente estadual da Anatel no Maranhão, André Rodrigues Pessoa, destaca que “os prestadores locais e empreendedores questionam a Agência quanto às alterações regulatórias e requisitam mais interlocução com o órgão regulador, solicitações que, atendidas, resultam em um melhor atendimento ao consumidor e uma prestação de serviços mais condizente com as necessidades locais”.
Em especial, quanto à radiodifusão, a Anatel identificou que representantes de entidades outorgadas, associações comunitárias e empresas interessadas na prestação do serviço demonstraram a necessidade de uma maior capacitação para o uso de sistemas disponibilizados pela agência reguladora, como o MOSAICO (para gestão de outorgas e licenciamento de estações de telecomunicações) e o SEI (gestão de processos eletrônicos administrativos).
Imperatriz foi escolhida para a 1ª Edição do Anatel Itinerante por, além de ser a segunda maior cidade do Estado, destacar-se também como um importante entroncamento comercial, energético e econômico. O Anatel Itinerante pretende, por fim, estabelecer conexões robustas e mais intensas com os regulados da região, os consumidores e os representantes da sociedade civil e governo local.
Serviço
Anatel Itinerante em Imperatriz (MA)
Período: de 27 a 29 de maio, das 9h às 17h, e 30 de maio, das 9h às 12h
Local: Faculdade Anhanguera (Esquina da Rua Barão do Rio Branco com Rua Maranhão, 300 – Centro)
Inscrições para as palestras pelo link. Inscrições gratuitas e vagas limitadas.
Não há necessidade de inscrição para os quiosques de atendimento aos consumidores ou aos regulados.
PALESTRAS
|